Portefólio Digital

Recursos de Hardware e Software utilizados para a criação de Produtos Multimédia //
Para o desenvolvimento e a execução de conteúdos e aplicações multimédia, existe um conjunto de recursos de hardware, software e suportes de armazenamento de informação que podem contribuir para um acréscimo da sua qualidade.
Hardware:
-
Dispositivos de Entrada;
-
Dispositivos de Saída;
Dispositivos de Entrada
Os dispositivos de entrada permitem a comunicação no sentido do utilizador para o computador onde o utilizador pode controlar ou mesmo interagir com este.
Exemplos:
Teclado - O teclado é um dispositivo USB que permite digitar dados ou instruções para o computador.
Rato - Permite deslocar no ecrã o ponteiro e realizar a introdução de ordens para o computador.
JoyStick - Os joysticks são dispositivos utilizados essencialmente para jogar, no entanto
podem assumir uma grande variedade de formas e funções, podendo controlar uma aplicação multimédia.
Scanners - Os scanners são dispositivos que permitem capturar e digitalizar através de processos óticos para o computador.




Câmaras Digitais - As câmaras digitais fotográficas ou de vídeo, são dispositivos que captam imagens do exterior.
Existindo ainda as webcams que são câmaras digitais de baixa resolução, normalmente ligadas ao computador.
Microfones - Os microfones podem assumir uma grande variedade de formas. Estes quando ligados a uma placa de som de um computador permitem capturar os sons do meio ambiente. As câmaras digitais e webcams têm um pequeno microfone incorporado, podendo assim produzir sons e imagens.
TouchPads - Os Touchpads são dispositivos que substituem os ratos nos portáteis. A maioria dos actuais têm quase todas as funções que podem ser desempenhadas pelos ratos.



Dispositivos de Saída
Os dispositivos de saída permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.
Exemplos:
Monitores - Os monitores são dispositivos que constituem o principal meio de comunicção entre o computador e o utilizador. Apresentando várias características diferentes, como, as dimensões, resolução e frequência.
Placas Gráficas - Estes dispositivos são responsáveis pela interligação do monitor com o processador. Podemos distinguir as placas gráficas, de acordo com as suas características, tais como, o número de cores, a resolução e a capacidade de memória.
Impressoras - São dispositivos que permitem imprimir os resultados das operações de processamento do computador. Cada impressora tem as suas próprias características, associadas ao número de página que imprimem por minuto (ppm), a tecnologia da impressão (Laser, Jacto, etc...) e a resolução ou pontos por polegada (dpi). Podendo estas também ter scanners incorporadas.
Projectores de Vídeo - Os projectores têm como funcionalidade projectar imagens, provenientes de computadores ou outros dispositivos possiveis de estabelecer ligado com estes, para telas.
Plotters - As plotters são dispositivos com funcionalidades semelhantes à impressora, pois estes também se destinam à impressão de informação. A diferença entre plotters e impressoras é o facto de as plotters, na sua impressão, têm uma elevada precisão, utilizados em desenhos de projetos de habitações.
Altifalantes - Os altifalantes são ligados é placa de som do computador e permitem a reprodução de sons no formato analógico, isto é, transforma os sinais digitais em analógicos.
Auscultadores - Os auscultadores podem ser ligados ao computador, ou outro dispositivo compatível, e permitem a audição de sons de forma individual pelo utilizador.






