Portefólio Digital

Os tipos de média estáticos, também chamados de discretos ou espaciais, são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial. Por exemplo: texto e imagens, que não dependem do tempo, mas variam no espaço (mudam de dimensão e/ou localização).Isto significa que qualquer um destes elementos pode ser apresentado independentemente do tempo, sem perder o seu significado.
-
Tipografia – textos dactilografados (máquinas de escrever);
-
Texto – livros, jornais, revistas, mensagens SMS e o correio electrónico (email);
é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e, por isso, tem sido a forma dominante de interacção entre o ser humano e o computador. Para além disso, o texto é uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo, entre seres humanos, que tem como bons exemplos os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS (Short Messaging System) e o correio electrónico.
-
Hipertexto – texto com ligações (links), presente nas páginas da internet, geralmente em conjunto com imagens, áudio ou vídeo;
-
Imagens bitmap– capturadas por câmaras fotográficas digitais, podem também resultar de fotografias convencionais passadas para o computador através da utilização de scanner; são mais simples do que os modelos gráficos. Ao contrário dos gráficos, as imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se representam (matrizes de pixéis) não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixéis que constituem a imagem.
-
Gráficos vectoriais– desenhos ou esquemas constituídos por formas geométricas, por exemplo, as plantas de uma casa;
são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente. Uma vantagem deste tipo de representação gráfica reside na facilidade de manipulação das formas ou objectos desenhados sem perda de informação, sendo especialmente indicada para a criação de logótipos, símbolos gráficos, botões para aplicações interactivas e ícones, pois estes requerem uma boa definição das linhas, independentemente da sua escala, visto que representam informação cuja compreensão é crítica. A outra vantagem da representação gráfica, face à representação de imagens através de bitmaps, reside no facto da representação gráfica ser mais compacta. De uma forma mais rigorosa, caracterizamos os gráficos como sendo constituídos por objectos gráficos (as linhas, rectângulos, curvas, ovais). Por sua vez, estes objectos podem ser eliminados, adicionados, movidos e modificados individualmente. Além disso, estes objectos gráficos possuem atributos, por exemplo, espessura, cor e padrão de preenchimento, que também são corrigíveis. Os gráficos também se designam por desenhos vectoriais, porque na realidade todos os objectos gráficos contidos num gráfico são descritos por vectores.
Em termos de representação da informação visual, os conteúdos gráficos designam-se por modelos, pois o seu objectivo é modelar a realidade através de expressões matemáticas. O modelo gráfico contém uma descrição abstracta (ou matemática) de todos os objectos 2D ou 3D que constituem esse modelo gráfico.
Um gráfico é, pois, um modelo. É possível desenvolver vários tipos de modelos gráficos, incluindo: modelos geométricos, modelos sólidos, modelos físicos, modelos empíricos, modelos de desenho.
Média estáticos //
Existem dois tipos de média: média estática e média dinâmica.


